quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Homem está condenado a ser livre...

"A dialética de Marx consiste em um modo esquemático de explicação da realidade que se baseia em oposições e em choques entre situações diversas ou opostas..."

Eu não consigo lembrar quantas "filosofias" e "sociologias" já cursei como grade curricular, já que essas matérias estavam no curso de História e Direito. É claro que não consigo amarrar as chuteiras de um bom entendedor da teoria marxista. Mas, tô pronta pro debate...

E uma coisa, além de todos os preceitos (já em contradição com a negação da essência e a materialidade da doutrina), a Dialética Marxista me ensinou:

O mundo está dividido em uma parte de filhos-da-puta e a outra de NÃO-filhos-da-puta.


Tese:
A Xuxa, rainha dos baixinhos, aquela mesma que, estava na televisão enquanto a gente crescia e ainda está enquanto outros pobres coitados crescem, deverá receber indenização no valor de R$ 4,1 milhões por danos materiais e morais da Bandeirantes que veiculou, em programa da emissora, fotos da apresentadora nua tiradas há mais de 20 anos para uma revista masculina. (Lembra da Xuxa pelada com um mulequinho? Então...)


Antítese
Em 2005 uma empregada doméstica foi condenada a 4 anos de prisão em regime semi-aberto por TENTATIVA de roubo de um POTE DE MANTEIGA em São Paulo.Seu advogado pediu liberdade provisória por 4 vezes, mas todas foram negadas. Ele recorreu ao STJ, alegando que sua cliente não tinha antecedentes. Depois de quatro meses, a moça foi libertada. Mas agora, foi condenada a cumprir pena em regime semi-aberto.


Síntese:

É impressionante como a "Justiça" funciona quando se tem bons advogados! A dona da coroa vai receber mais de 4 milhões de reais de indenização por uma foto que ela mesma se dispôs a tirar, quando ainda não tinha visto a coisa preta (anyway) e se tornado famosa! Foi ela mesma que consentiu e, por ser uma pessoa pública, SABE E CORRE OS RISCOS de ter tudo aquilo que fez profissionalmente mostrado quantas vezes for. Mesmo por programas idiotas e sensacionalistas como deve ser esse da Band. É claro que aqueles que deveriam ser IMPARCIAIS na hora do julgamento se amedrontaram diante de uma ré tãoooo famosa e querida, afinal, ela ajudou a criar boa parte dos filhos daqueles magistrados...e ainda tem, a seu favor a maior rede de televisão do país... (tsc, tsc)

Enquanto isso, a Justiça de SP (que diga-se de passagem poderia pertencer a qualquer ditadura que não me surpreenderia, de tão reacionária!!) CONDENA uma mulher de 19 anos, sem antecedentes a uma pena PRIVATIVA DE LIBERDADE. É isso! "Você roubou uma manteiga! É muito perigosa pra nossa sociedade...quem rouba uma manteiga hoje, amanhã está matando."
Não duvido que boa parte do judiciário pense isso...

Mas, onde estava esse juiz quando o professor de Penal dele deu o Princípio da insignificância? Que permite, inicialmente, a exclusão do crime por estar atrelado a bens de tão pequeno valor, que não produzem danos à sociedade? Ahhh, ele também faltou quando deram na faculdade o PRINCÍPIO DA INTERVENÇÃO MÍNIMA que diz que o DIREITO PENAL só deve ser requisitado por uma necessidade mais elevada de proteção à coletividade!

Mas, não..
O pior de tudo é que esse juiz não deve ter faltado a aula nenhuma. Na verdade, deve ter estudado isso tudo direitinho, mas a prova feita por "medalhões do Direito" exige que você, além de Dto Penal, Civil Adm, tenha um "Q" reacionário em seu sangue. As faculdades de Direito estão cheias de pessoas que nunca PENSARAM o Direito, que sentam lá e não fazem mais que aprender a letra fria da lei pra passar em concursos e depois viverem suas vidas bonitinhas ganhando um bom salário do Estado! E além disso, manterem o "status quo"...

É uma troca de favores: "Você aprende direitinho todas as MINHAS LEIS, passa num concurso feito por pessoas que também sabem a MINHA LEI, aplica de forma bemmm certinha e me mantem onde estou. Em contra-partida....recebe um salário."

Obviamente, as coisas não são tão facilmente explicáveis assim, mas a verdade é que eu tenho MT VERGONHA de viver num país onde uma pessoa fica PRESA 4 MESES por tentar roubar uma manteiga, enquanto outra recebe milhões pela sua moral que foi "ofendida" por terem veiculado uma foto que ela mesma consentiu em tirar!!!

Eu vou ser uma ETERNA indignada. Como é que esses juízes conseguem dormir em paz? Eu duvido que eles consigam desvincular a vida do trabalho! Duvido mesmo!! Porque dentro de casa, vejo no meu pai que ocupa a mesma profissão e que ME ENSINOU a lamentar diante dessas injustiças, como a vida pessoal fica atrelada quando se ocupa um cargo que mexe tão intensamente com a vida das pessoas!!! O pior é que esses juízes realmente PENSAM assim.


É essa boa parte de filhos-da-puta que lota todos os dias as cadeias, que esquece de assinar a liberdade de Fulano da SILVA, ou da progressão de regime de Ciclano de SOUZA...

E essas pessoas, com a mão direita, ainda juraram "não faltar à causa da humanidade..."

E eu me pergunto: quando é que o judiciário vai deixar de ser MAIS um meio de exclusão social? Quando é que a "justiça", com todo contra-senso que existe nesse termo, vai de fato dar a cada um o que é seu?

Estamos fadados a viver num mundo de injustiças?
Ainda dá pra acreditar em Marx que disse que o homem está condenado a ser LIVRE?

Não sei...

9 comentários:

Mari disse...

Eu sempre digo que vc é a mais indignada mesmo, mas não tem como não ficar. É esse aí nosso judiciário...cabe a nós mudar! Por isso acho q a senhorita deveria ser a juíza mais garantista desse mundo...mas tudo bem!rsrs

Estamos todos a mercê desse judiciário arbitrário e reacionário!

ps.: vc vai ser deserdada hein!!! hahaha
bjossssssssss

Luciana disse...

hahahahah, amiga! Não vou ser deserdada não...falei mal dos juízes, mas falo na cara do meu pai sempre! aliás, puxei sardinha pro lado dele até! hahaha

Mari disse...

hahahaha, é verdade!!! otimo texto como sempre , luuu!

Unknown disse...

Caraca não poderia concordar mais!!!!
E só pra te deixar mais indignada a "Rainha dos Baixinhos" tão ligada à valores morais,acabou de ser condenada em 1,8 milhões de indenização trabalhista por não pagar hora extra pro segurança dela,fora outros direitos que ela negligenciou tb!
Acho que faltou grana pra pagar,né?!
O bom que agora com a grana da indenização da band ela pode pagar a dívida trabalhista dela!!!hauhauhauhau

Bjão

Thiago disse...

Você tem toda razão amor! :)

Sem querer ser baba-ovo, mas eu já tinha te perguntado dessa indenização da xuxa e você foi ler sobre isso. É claro que é uma imensa injustiça. E uma pessoa ser presa por roubar uma manteiga então, nem se fala...Na verdade privar qualquer um de liberdade é injusto. Não que não haja pessoas que não devam ser presas, mas devemos lamentar o fato de termos criado uma sociedade que só funciona quando as pessoas são presas...enfim, não vou me alongar amor! adorei seu post :)

Juliana Fernandes disse...

A pessoa mais inteligente e esclarecida que eu conheço... rs

E ainda diz que eu ajudei a ser quem ela é! Que orgulho então! rsrs

Te amo, garota! Texto maravilhoso!

Bjks! Ju

Juliana Machado disse...

Vc já viu "Justiça", da Maria Augusta Ramos? Tem TUDO A VER!!!Principalmente nas cenas da Maria Ignez, a defensora, é sensacional!

Dá um ótimo roteiro pra um documentário, hein?! Quero ver Lu, vai poder usar os 2!!

Anônimo disse...

Nem a frase "essa é a justiça do NOSSO País." pode ser usado.

ficou demais o post. Como sempre aplaudindo seus textos.

te amo.

Marcelle Bittencourt disse...

Adorei o post! E o blog tb!
Lendo o post lembrei da Cicarelli que foi filmada na praia fazendo sexo com o namorado e depois fez uma confusão, queria processar Deus e o Mundo... Se não qr ser vista vai pra casa, um motel, um hotel...Quem deveria ser processada era ela por atentado ao pudor, ou não???
E o filme da Xuxa com o garotinho?!?!?
Acho que roubo é roubo, mas deve-se levar em conta o desespero de uma mãe com o filho chorando de fome... sem contar que ela tinha 18 anos e um pote de manteiga para um filho faminto não parece nada premeditado...